A primeira rede de Juristas Portugueses e lusodescendentes no estrangeiro.

A partir de agora vai ser possível saber quem são, quantos são, onde estão e conhecer o percurso dos Advogados, Solicitadores, Notários, Magistrados, Académicos e Juristas Portugueses e Lusodescendentes que vivem e trabalham no estrangeiro. Chama-se DIÁSPORA LEGAL NETWORK e é a plataforma digital que coloca todos estes profissionais do Direito no mapa e em rede.

A ideia associada à criação de uma rede de profissionais não é nova. Aliás, vivemos num período em que a internet permite ligar os cidadãos e os profissionais em qualquer parte do mundo. Mas a novidade é que a DIÁSPORA LEGAL NETWORK é composta unicamente por Portugueses ou Lusodescendentes ligados ao universo jurídico e que se encontram para lá das nossas fronteiras geográficas.

 

António Delgado, fundador deste portal, destaca que “faz todo o sentido a criação de uma estrutura que agregue e dê voz a todos os profissionais do Direito que vivem e trabalham no estrangeiro. E a Diáspora Legal Network poderá ser uma importante referência neste campo”.

Através do site www.diasporanetwork.pt é possível percorrer um mapa onde estão georreferenciados os juristas portugueses e lusodescendentes nos cinco continentes e conhecer o seu trabalho e adaptação a cada pais.

Para além disso, esta plataforma digital funciona como um espaço de divulgação de notícias, artigos de opinião, iniciativas e ainda um diretório profissional e uma importante ferramenta e rede de contactos e informações acessível a qualquer pessoa, onde quer que esteja.

“Um dos objetivos desta plataforma será também a criação de uma base de dados até agora inexistente e a promoção de parcerias de trabalho sólidas, aproveitando as sinergias decorrentes das competências especializadas dos membros desta rede, que desenvolvem a sua atividade nas mais diversas áreas do direito e em diferentes ordenamentos jurídicos”, acrescenta António Delgado, Advogado e autor de diversos artigos jurídicos publicados em vários órgãos de comunicação social das comunidades. O mentor da DIÁSPORA LEGAL NETWORK afirma que existem imensos juristas portugueses e lusodescendentes por esse mundo fora, mas não há números exatos. “Ninguém sabe muito bem quantos são. É uma estimativa difícil, mas a Diáspora Legal Network irá certamente ajudar na recolha de dados mais precisos”, sublinha.

Poucos dias após ter ficado disponível online, a plataforma passou a contar com mais de uma centena de registos provenientes dos 5 continentes, não só de profissionais ligadas ao mundo jurídico, mas também de uma estudante de Direito no Reino Unido. Como sublinha António Delgado, “a Diáspora Legal Network é um portal aberto à participação de todos, incluindo pessoas que, embora não tendo directamente uma ligação ao mundo jurídico, possam colaborar e prestar um valioso contributo para a divulgação e crescimento desta estrutura”.